top of page

 

CARGA HORÁRIA DOS MINICURSOS - 6 hs.

 

1. “Química Ambiental: Impactos da mineração” - Prof. Renato Pereira Andrade (IF Juiz de Fora)

 

2. “Química Forense” - Prof. Wanderson Romão (IF Vila Velha) ESGOTADO

 

Resumo: A química forense é o ramo das ciências forenses voltado para a produção de provas materiais para a justiça, através de análise de substâncias diversas em matrizes, tais como drogas lícitas e ilícitas, venenos, acelerantes e resíduos de incêndio, explosivos, resíduos de disparo de armas de fogo, combustíveis, tintas, fibras, dentre outros. Embora a química forense seja um tema muito importante e que desperte cada vez mais interesse perante a sociedade científica, a sua aplicação no campo da criminalística ainda constitui uma nova linha de pesquisa no Brasil. Embora dotadas de excelentes profissionais de Perícia Criminal, as forças policiais existentes no país necessitam constantemente de melhorias no tocante a novas metodologias de análises, visando um aprimoramento constante deste serviço e apresentando consequentemente um maior retorno para a sociedade. Portanto, este curso de extensão tem como objetivo apresentar as principais metodologias analíticas que vem sendo empregadas nas áreas de documentoscopia, balística forense, drogas de abuso, adulteração de combustíveis e bebidas, e contrafacção de medicamentos. O Curso tem como público alvo alunos do ensino médio, de graduação, pós-graduação e peritos criminais bem como toda a sociedade.

 

3. “Ensino de química e a abordagem CTSA“ - Prof. Sidnei Quezada Meireles Leite (IF Vitória)

 

4. “Química Experimental com material de baixo custo e fácil aquisição“ - Prof. Per Christian Braathen (UNIVIÇOSA) ESGOTADO

Resumo: Neste minicurso será realizado uma série de experimentos, com participação ativa (“mão na massa”) dos inscritos, através de  materiais simples, de baixo custo e fácil aquisição, envolvendo obtenção de substâncias diversas, tais com o oxigênio, hidrogênio e sulfato ferroso, determinação do teor de oxigênio no ar, propriedades da água oxigenada, cinética de reações químicas, termoquímica e calorimetria e  eletroquímica com construção e funcionamento de pilhas diversas e construção de aparelho de eletrólise e eletrólise.

 

5.“Multimídia (vídeos, jogos e áudios) no ensino de química”- Prof. Carlos Magno Rocha Ribeiro (UFF)

Resumo: Nos recursos digitais educativos os diversos elementos da matriz multimídia estão presentes, como as imagens, textos, som, além dos tipos de aplicações como jogos, simulações, realidade virtual ou quizzes, áudios e vídeos. Normalmente um ou mais desses elementos estão associados na produção do aplicativo, e devem possibilitar uma comunicação entre professores e alunos.

Os diversos tipos de ferramentas instrucionais midiáticas podem favorecer o processo de ensino/aprendizagem, entretanto, as NTICs (novas tecnologias da informação e comunicação) presentes nesses recursos não são autossuficientes e nem devem substituir o papel do professor nessa ação, pelo contrário, cabe ao educador buscar o tipo e o momento mais adequado para que esses instrumentos educacionais sejam utilizados.

Nos encontros/debates serão discutidas as possibilidades de uso das NTICs no ensino de química, em especial de jogos/simulações, áudios e vídeos, bem como, consideraremos questões relevantes no processo de elaboração e construção desse tipo de ferramenta didática.  

 

6. “A Química dos Alimentos”- Profa. Alessandra Leda Valverde (UFF) ESGOTADO

Resumo: A química está presente em nossa alimentação e por essa razão se torna importante o estudo das substâncias que ingerimos diariamente. O objetivo principal desse curso é descrever sobre os principais componentes presentes nessa matriz complexa que são os alimentos. Os alimentos funcionais serão abordados juntamente com a discussão de quais alimentos e quantidades são necessários em uma dieta saudável. Além dos nutrientes que cada alimento possui, também serão descritos os principais aditivos que são utilizados com as diversas funções para tornar o alimento industrializado mais aprazível ao consumo. Também serão discutidos temas importantes como a intolerância a alguns alimentos e conservação. Por fim serão apresentadas linhas de pesquisa na área de alimentos como bebidas, aromatizantes e gastronomia molecular.

 

7. “Bionanotecnologia: dos conceitos básicos à aplicação” - Profª. Maytê Bolean (USP-Ribeirão Preto)

 

8. “Práticas, conceitos e responsabilidades na gestão de resíduos e rejeitos” – Prof.ª Débora Fernandes Costa Guedes (USP-Ribeirão Preto)

A questão sobre o gerenciamento de resíduo está na mídia e na moda nos tempos atuais. Um número cada vez maior de pessoas se indigna com o lixo jogado no chão, rios e lixões clandestinos. Em contrapartida outras pessoas se propõem a separar seus resíduos e a agir de forma diferente tanto em suas casas quanto em seus ambientes de trabalho. As práticas de gestão e gerenciamento de resíduos precisam ser fomentadas em políticas públicas e internalizadas a cada passo da gestão. Dessa forma, as ações de sustentabilidade, redução, reutilização e reciclagem ficariam articuladas às ações cotidianas de compras, licitações, contratação de terceiros, funcionamento de laboratórios e clínicas, salas de aula, dentre outras. Neste minicurso pretende-se  colaborar com esta temática trazendo informações sobre a gestão e o gerenciamento de resíduos produzidos em universidades.

bottom of page